sábado, 5 de junho de 2010

Robin Hood

Tudo começa na véspera da morte do rei inglês Ricardo Coração de Leão, a quem o arqueiro Robin (Russel Crowe) era fiel. Sem o líder, Robin e um pequeno grupo de amigos abandonam o exército inglês, já bastante abatido pela longa e pouco proveitosa Cruzada empreendida pelo então Rei Ricardo. O reino está acéfalo e combalido.

Um golpe do destino, porém, faz com que Robin e seus companheiros cruzem seus caminhos com Godfrey (Mark Strong), que se faz passar por conselheiro do novo Rei João (Oscar Isaac), mas que na verdade é um traidor disposto a entregar a Inglaterra à inimiga França. Movido tanto por valores como honra e lealdade, como por meros acasos do destino, Robin acaba se envolvendo até o pescoço no delicado momento social e político que marca a transição do reinado para as mãos do mimado, egoísta e despreparado Rei João.

Tudo bastante grandioso, bem produzido, bem fotografado, com boas cenas da batalhas... mas que não funciona enquanto filme. Apesar das proporções épicas, da volta da dupla Crowe/Scott, das belas locações na Inglaterra e no País e da Gales, e até da sempre ótima Cate Blanchett, este novo Robin Hood é um tédio.

Nosso querido Crowe está um tanto quanto fora do peso e com uma idade, digamos avançada para fazer um Robin ágil, rápido e ao mesmo tempo romântico. Diga-se de passagem não é o forte de nosso Neozelandês (naturalizado autraliano). Seus papeís são marcantes, fortes, determinantes, mas nesse caso, o herói ficou talvez no filme "O Gladiador".

Nosso Robin não é o mocinho que rouba dos pobres para dar ao ricos e sim um destemido guerreiro que volta das Cruzadas para descobrir seu passado e se envolver com a Lady Marion (viúva)..., papel de Cate Blanchett, excelente, como sempre.

Não posso deixar de enaltecer o trabalho de Ridley Scott, sempre perfeito. Aliás, sou sua fã...

Até o próximo: Príncipe da Persia. Divirtam-se.

FICHA TÉCNICA:
Título Original: Robin Hood
Gênero: Aventura
Direção: Ridley Scott
Duração: 2 horas
Ano de lançamento: 2010
Atores: Russell Crowe, Cate Blanchett, Mark Strong, Matthew Macfadyen, Danny Ruston, Kevin Durand, William Hurt, Max von Sydow, Scott Grimes, Eileen Atkins, Léa Seydoux, Bronson Webb, Oscar Isaac, Robert Pugh e Alan Doyle.

Nenhum comentário: