domingo, 6 de junho de 2010

"Prince of Persia" - Príncipe da Pérsia - As Areias do Tempo

Na trama, Jake Gyllenhaal é Dastan, um príncipe adotivo que traz na coragem sua principal virtude. Ele é um dos líderes da ocupação ao reino de Alamut, que esconderia armas misteriosas de enorme potência por trás de seus altos muros e soldados dedicados. As lutas favorecem o povo pérsia, que dominam a região, mas são incapazes de encontrar qualquer ameaça que justifique o embate. E é questionando a existência dessas armas, que Dastan conhece a geniosa princesa Tamina (Gemma Artenton), que guarda bem mais segredos do que ele pensa.

As circunstâncias levam-na a se tornar a futura esposa do rapaz, apesar dos iniciais desentendimentos entre eles. Os dois terão de ficar ainda mais próximos depois que Dastan é acusado de matar o próprio pai, o rei da Pérsia, em uma cilada armada para ele.

Caçado a mando de seus dois irmãos, ele foge com Tamina, que revela-lhe a existência de uma adaga que permite viajar no tempo. Tentando provar sua inocência no crime, o príncipe encontrará no objeto a razão para a traição que sofreu, além de utilizá-lo como uma forte proteção.

Dastan é um protagonista extremamente comum, apenas dono de uma atleticidade exuberante. É um mocinho “quadrado”, de boa índole, solteiro, disposto a lutar por tudo e por todos, incluindo seu mais novo affair Tamina, aliás, até que é mais brava e durona do que as heroínas comuns, mas o destino faz questão de amolecer seu coração.

Os vilões também não destoam. São meros indivíduos ambiciosos, que buscarão agir da maneira mais incorreta possível para se tornar o homem mais poderosos do mundo. O romance entre os protagonistas também ocorre de maneira gradual, usando a longuíssima e chata duração do filme em seu favor.

Pulos por sobre as construções, cambalhotas, intensa utilização de armas brancas sobram no filme. E o melhor: grande parte dessas sequências funciona, mesmo com o decepcionante desfecho.

Filme com típico final feliz entre mocinho plebeu (apesar de ter sido adotado pelo rei) e a princesa real. Esse é o recheio do filme, com cenas próprias de um vídeo game futurista e muito bem feito, para esse intuito, claro. Mas ainda assim, faltou comprometimento por parte dos atores. Talvez eu questione sempre a interpretação, pois não abro mão de ver na tela grandes nomes trabalhando.

Tudo muito recheado com areia, rsrs, brincadeirinha. Mas nosso herói que foi tão bom intérprete em "O Segredo de Brokeback Mountain", ficou somente com o papel de galã com músculos... Pensem o que quiserem, assistam e depois comentem.

FICHA TÉCNICA:
Título Original: Prince of Persia – Príncipe da Pérsia
Gênero: Aventura
Direção: Mike Newell
Duração: 1h56
Ano de lançamento: 2010
Atores: Jake Gyllenhaal, Gemma Artenton, Bem Kingsley, Alfred Molina, Toby Kebbell e Richard Coyle.

Nenhum comentário: